Dois nomes importantes da arte internacional dos séculos XX e XXI, Andy Warhol e Ai Weiwei estão reunidos em exposição na Austrália.

Ícone do movimento pop art do século 20, Andy Warhol, e um dos artistas ativistas da nova geração, o chinês Ai Weiwei, estão juntos em exposição em Melbourne, na Austrália. A mostra reúne mais de 300 obras dos artistas e fica aberta para visitação até agosto.

Desenvolvida pela National Gallery of Victoria em colaboração com Andy Warhol Museum em Pitsburgh, Estados Unidos, e com o próprio Ai Weiwei, a mostra explora a influência significativa destes dois artistas exemplares de arte moderna e vida contemporânea, enfocando as paralelas, cruzamentos e pontos de diferença entre os dois artistas. Examinando o âmbito das carreiras de ambos os artistas, a exposição na NGV apresenta mais de 300 obras, incluindo as principais, novos trabalhos, instalações imersivas e uma ampla representação de pintura, escultura, cinema, fotografia, publicação e mídia social.

A exposição explora a arte moderna e contemporânea, a vida e a política cultural através das atividades de duas figuras exemplares – um dos quais representa a modernidade do século XX e o “século americano “; e a outra vida contemporânea no século XXI e o que tem sido anunciado como o ” século chinês ” para vir. Um dos destaques da mostra é uma instalação de Ai Weiwei chamada ‘Forever bicycles’ composta de quase 1.500 bicicletas.