Mantendo seu compromisso em formar colecionadores e aproxima-los dos artistas e seus processos criativos, a Matias Brotas arte contemporânea realizou recentemente na galeria encontro sobre ‘Arte Contemporânea e Colecionismo’ unindo os artistas Raphael Bianco, Vanderlei Lopes, José Spaniol e o curador da #4 edição do clube do colecionador, o crítico Agnaldo Farias.

Durante o bate-papo, Agnaldo ressaltou que “os anos se passam e as obras de arte não ficam velhas, não ficam desatualizadas. Elas são sempre potência no mundo. A produção artística ultrapassa os tempos, ela não dura apenas uma estação”.

Nesse sentido, o curador falou sobre a importância do ser humano expandir sua sensibilidade. E que a arte precisa abandonar sua posição periférica. Ela precisa estar no centro, no centro de uma comunidade, sociedade e cultura.

“A nossa maneira de estar no mundo é o tempo todo uma tentativa de equalização, de ajustar nossos gestos e falas. O que me encanta na arte é que ela não faz isso. A verdadeira obra de arte agarra você pelo colarinho. Como ela é enigmática, ela te convida à decifração, uma decifração que por sua vez é insatisfatória. Eu creio que a importância da arte também está no fato que ela coloca um pouco de pausa nesse nosso mundo tão ruidoso. Aonde tem tantos espelhimos e tantas imagens que a rigor que não tem profundidade, substância. Então é preciso que tenhamos contato com essas produções, porque essas produções artísticas elas terminam por tirar de nós o melhor que há dentro de nós”, complementa.

Agnaldo ainda falou sobre iniciativas como o Clube do Colecionador de Arte da Matias Brotas, que nada mais é do que um procedimento sistemático para que de cada tanto tenhamos contato com o melhor da produção nacional. “Isso não é pouco. Ao leva-las para casa, sejam eles pinturas, gravuras, esculturas, aos poucos você vai se rodeando de presenças que são fascinantes. Porque são misteriosas, porque não se esgotam, porque de alguma maneira elas não acabam, porque elas vão alimentando seu sonho”, explica o crítico.

Veja abaixo o vídeo do bate-papo na íntegra com o curador e os outros artistas presentes, Vandelei Lopes, José Spaniol e Raphael Bianco, ele está no novo Canal do Youtube da Matias Brotas arte contemporânea.