A Matias Brotas arte contemporânea realizou mais um encontro do projeto Arte&…, que une a arte a outras áreas e que busca direcionar o olhar do colecionador a novas experiências. Em parceria com o Shopping Vitória, a galeria promoveu o bate-papo sobre ‘Arte & Moda’ no dia 27 de outubro, às 9h, no Cinemark. Os convidados que desembarcam para o encontro foram a consultora de imagem Cris Pinheiro Guimarães e o artista Antonio Bokel.

Consultora de Imagem Pessoal e Personal Stylist, a carioca Cris Pinheiro Guimarães é especialista em estabelecer conexões visuais entre a Moda e a Arte. Colecionadora de arte contemporânea e frequentadora de galerias, exposições e feiras de arte no Brasil e no exterior, ela falou sobre a influência da arte no seu olhar sobre a moda. 

Na ocasião, a consultora de moda apresentou a relação dos estilos femininos com os diferentes tempos da história da arte e como isso influencia a cultura e o comportamento da sociedade. Cris Pinheiro também abordou temas como as conexões visuais, o olhar estético e o círculo cromático. “Cor é energia, é comprimento de onda. Ela vibra na mesma frequência na arte, na decoração, na moda. Basta um olhar estético sobre a obra. Eu transfiro uma cartela de obras para uma roupa e já imagino aquela composição em uma peça. Isso é transferir a arte para a moda e tornar essa relação sempre próxima”, explica ela.

Indicado ao Prêmio Pipa em 2015, um dos mais importantes do país, o artista carioca Antonio Bokel tem o grafite como seu pilar. Sua arte nasce do olhar da rua, universal, urbano e sensível. Em Vitória, além de contar um pouco sobre sua trajetória artística e principais trabalhos ao longo dos mais de 10 anos de carreira, ele falará também sobre a influência da moda na arte, e citar seus trabalhos que carregam essa influência.

Após o bate-papo, Bokel também lançou seu livro ‘VER’, que traz uma seleção de suas principais obras produzidas entre 2011 e 2015. A publicação, que possui textos críticos e curatoriais de Daniela Name, Osvaldo Carvalho e Vanda Klabin, entre outros, reúne trabalhos que apontam para o pós-grafite e técnicas mistas envolvendo colagem e “lambe-lambe”. São centenas de registros dessa apropriação inventiva do espaço urbano, em resistência à conformidade do uso desse mesmo espaço. Instalações, quadros, linguagens que celebram a independência e a autonomia criativa de Bokel, num constante exercício de renovação.

Sobre os palestrantes

Cris Pinheiro Guimarães – advogada, deixou uma sólida carreira de dez anos para se dedicar à uma antiga paixão: moda e arte. Formada em Consultoria de Imagem pelo Instituto Marangoni de Paris, Cris também é apaixonada por arte e frequentadora assídua de galerias, exposições e feiras de arte, inclusive as internacionais. Consultora de Moda do Shopping Villagemall, Cris é especialista em conduzir grupos e seduzir platéias para programas envolvendo suas duas paixões (moda e arte), tendo desenvolvido, inclusive, um curso de moda e arte em Paris, o “Paris Style & Art Week”.

Antonio Bokel – Com mais de 10 anos de trajetória artística, Bokel começou sua carreira em solo estrangeiro. Sua primeira exposição individual em 2003, foi na Ken’s Art Gallery, em Florença, Itália, onde residiu e fez cursos de fotografia e história da arte. Mas ele é um artista nômade. Passou por diversas residências, expôs em vários países, desenvolveu inúmeros projetos artísticos, foi indicado a prêmios como o PIPA 2015, investigou linguagens múltiplas, integrou coletivos, pesquisou materiais alternativos e, sobretudo, reafirmou a conexão direta entre seu ateliê e o mundo. Seus trabalhos estão nas maiores coleções Brasileiras, como a de Gilberto Chateubriand e BGA Investimentos, e acervo do MAM.