Ciclo de Cursos MBac vai aproximar o público da arte.

O Ciclo de Cursos da Matias Brotas Arte Contemporânea de 2018 visa apresentar ao público o vasto universo da arte, do sensível ao inteligível, do contemplativo ao interativo, do estético ao político.

O Ciclo começa no próximo dia 02 de maio com o curso ‘Notas de estética na arte contemporânea’, ministrado pelo professor Dr. Alexandre Emerick Neves. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas neste link

O curso aborda criação, produção e recepção da arte no mundo contemporâneo, bem como os processos de circulação, exibição e institucionalização das obras. Ganham destaque as conturbadas relações da arte com os conflitos contemporâneos, com as coerções e seduções do mercado e com a experiência de participação do espectador.

O curso acontecerá nos dias 02, 09, 16, 23 e 30 de maio, sempre das 19h às 21h30.

Alexandre Emerick é artista visual e doutor em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, é professor de História e Teoria da Arte do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo. Como artista, participou de exposições no Museu Nacional de Belas Artes e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Atuou como restaurador de obras de arte em instituições como Museu Nacional de Belas Artes, Museu da República e Biblioteca Nacional.

Segundo o coordenador pedagógico do Ciclo de Cursos, o artista visual e professor da UFES Lincoln G. Dias, a finalidade da Matias Brotas Arte Contemporânea é participar do circuito cultural local, de modo a ampliar a oferta de eventos e contribuir para a formação do público das artes.
Todos os cursos terão um encontro semanal de duas horas e meia de duração durante quatro semanas. Para saber mais, acesse o link no site da MBac, o http://www.matiasbrotas.com.br/cursos/, onde as inscrições também podem ser feitas.

Veja agenda completa dos cursos:

Curso 01 – “Notas de estética na arte contemporânea”
Alexandre Emerick Neves
Dias: 02 | 09 | 16 | 23 | 30 | Maio
Horário: 19h às 21h30
Local: Matias Brotas – Avenida Carlos Gomes de Sá, 130, Vitória. (subida da Maternidade Santa Úrsula).
O curso vai abordar questões essenciais ao pensamento artístico contemporâneo, considerando as problemáticas da figuração, da autonomia da obra de arte e do conceitualismo. Para tanto, discute pontualmente criação, produção, recepção e discussão da obra de arte na contemporaneidade, a partir de conceitos como presença, cumplicidade, distância e excesso.

Alexandre Emerick é artista visual e doutor em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participou de exposições no Museu Nacional de Belas Artes e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Atuou como restaurador de obras de arte em instituições como Museu Nacional de Belas Artes, Museu da República e Biblioteca Nacional. É professor de História e Teoria da Arte do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo.

Curso 02 – Arte moderna e arte contemporânea: continuidade e ruptura
Lincoln G. Dias
Dias: 07 | 14 | 21 | 28 | Agosto
Horário: 19h às 21h30
Local: Matias Brotas – Avenida Carlos Gomes de Sá, 130, Vitória. (subida da Maternidade Santa Úrsula).
O curso aborda as distinções históricas e conceituais entre arte moderna e arte contemporânea, de modo a elucidar as dúvidas frequentes a respeito desses dois grandes paradigmas da arte recente. Para tanto, discute comparativamente o pensamento e a experiência de alguns dos mais significativos artistas e teóricos dos respectivos períodos, nas suas dimensões estética, ética e política.

Lincoln G. Dias é artista visual e doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Participou de exposições em instituições como Museu de Arte de Santa Catarina, Museu Nacional de Belas Artes, Itaú Galeria, Galeria de Arte e Pesquisa da UFES e Matias Brotas Arte Contemporânea. Atualmente, é professor de Pintura do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo, onde coordena o Ateliê Práticas e Processos da Pintura.

Curso 03 – Arte e espaços expositivos
Agnaldo Farias e Raquel Garbelotti
Dias: 09 | 16 | 23 | 30 | Outubro
Horário: 19h às 21h30
Local: Matias Brotas Arte Contemporânea – Avenida Carlos Gomes de Sá, 130, Vitória. (subida da Maternidade Santa Úrsula)
O curso aborda as tensões entre concepções artísticas contemporâneas e seus respectivos espaços expositivos, partindo do princípio de que o significado das obras se constrói no atrito com as condições materiais e institucionais de sua exibição. Para tanto, examina experiências artísticas específicas em museus tradicionais, bienais de arte, espaços a céu aberto, ambientes urbanos e espaços a deriva.

Agnaldo Farias é curador, crítico de arte e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Foi Curador Geral do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo e do Instituto Tomie Ohtake. Foi Curador Geral da 29ª Bienal de São Paulo, Curador Adjunto da 23ª e da 25ª Bienais de São Paulo e da 1ª Bienal de Johannesburgo. Atualmente, é professor do Departamento de História da Arquitetura e Estética da Universidade de São Paulo.

Raquel Garbelotti é artista visual e doutora em Artes pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Participou de exposições, como a 8ª Bienal do Mercosul, 7ª Bienal do Mercosul, 25ª Bienal de São Paulo, Panorama da Arte Brasileira, e 26ª Bienal de Pontevedra. Atualmente, é Professora de linguagens tridimensionais do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo.