Atrair olhares, gerar indagações e estimular percepções de crianças/alunos sobre a produção artística contemporânea. Esse é o objetivo do Projeto ArteCRIA, idealizado pela Matias Brotas e coordenado por Adriana Magro, professora doutora da UFES; em que crianças de 5 a 11 anos visitam a galeria e criam suas próprias obras de arte inspiradas nos trabalhos expostos da dinamarquesa Mai-Britt Wolthers.

O trabalho caminha por diferentes possibilidades de apreensão estética. Perpassa a fruição, questionamentos provocadores à ampliação de sentidos até as práticas artísticas realizadas dentro de espaço expositivo permitindo, assim, uma imersão dos pequenos no universo da artista. Deste modo, cada aluno desenvolve habilidades individuais, valendo-se de materiais de apoio, criando e praticando uma percepção própria da obra contemporânea.

Ao final, as peças produzidas por eles também farão parte da exposição da Mai-Britt e suas respectivas famílias serão convidadas para conferir a intervenção dos pequenos artistas na mostra no dia 12 de outubro, Dia das Crianças.