Vem aí o curso 02 do projeto ‘Ciclo de Cursos’ da Matias Brotas arte contemporânea. O tema será ‘Arte moderna e arte contemporânea: continuidade e ruptura’, e será ministrado pelo professor e artista Lincoln Dias. As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas. O curso acontece nos dias 07, 14, 21 e 28 de agosto.

A arte moderna e a arte contemporânea apresentam enormes dificuldades de compreensão e geram no público reações de descrédito, irritação, cinismo e perplexidade. Na expectativa de apontar as razões dessas dificuldades, o curso irá tratar das circunstâncias de produção, circulação e recepção da arte no mundo industrial moderno e no mundo informatizado contemporâneo, entendendo que estas circunstâncias são decisivas nos modos como o valor e o significado das obras são socialmente construídos.

Segundo Lincoln Dias, o curso parte das distinções essenciais entre arte moderna e arte contemporânea, quanto aos pressupostos estéticos, materialidade, estilo e pensamento particular de artistas e críticos. “Ganham destaque as ideias de obra e de público, surgidas na modernidade, bem como o ideal de autonomia da arte com relação aos outros setores da vida social. No plano de fundo se encontram questões mais abrangentes, como as confusões entre as ideias de arte e de imagem e as relações entre arte, cultura e realidade. O curso articula essas diferentes questões a partir da discussão comparada do pensamento e da experiência de alguns dos mais significativos artistas e teóricos da arte recente, nas suas dimensões estética, ética e política”, explica.

Arte moderna e arte contemporânea continuidade e rupturas
Lincoln G. Dias
Dias: 07 | 14 | 21 | 28 | Agosto
Horário: 19h às 21h30
Local do curso: Matias Brotas – Avenida Carlos Gomes de Sá, 130, Vitória. (subida da Maternidade Santa Úrsula). Tel: (27)3327-6966.

O curso aborda as distinções históricas e conceituais entre arte moderna e arte contemporânea, de modo a elucidar as dúvidas frequentes a respeito desses dois grandes paradigmas da arte recente. Para tanto, discute comparativamente o pensamento e a experiência de alguns dos mais significativos artistas e teóricos da arte recente, nas suas dimensões estética, ética e política.

Lincoln G. Dias é artista visual e doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Participou de exposições em instituições como Museu de Arte de Santa Catarina, Museu Nacional de Belas Artes, Itaú Galeria, Galeria de Arte e Pesquisa da UFES e Matias Brotas Arte Contemporânea. É professor de Pintura do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo, onde coordena o Ateliê Práticas e Processos da Pintura.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI