José Bechara abre dia 17 de dezembro exposição ‘Jaguares’ no Paço Imperial, Rio de Janeiro.

O artista carioca José Bechara, conhecido em todo o país e no exterior, com importantes exposições internacionais, abre dia 17 de dezembro exposição no Paço Imperial, Rio de Janeiro. A mostra ‘Jaguares’ vai até 28 de fevereiro e é composta de obras recentes e trabalhos inéditos do artista.

São sete pinturas em três dimensões, com materiais como vidro, papel, mármore, lmapada e cabos de aço. As obras são resultado de uma pesquisa que Bechara fez ao longo de dois anos, “uma experimentação sobre certos limites da pintura”. Duas delas – “As horas” (2015) e “Nos intervalos entre as coisas importantes, nos minutos à toa (2013)” – contêm a reprodução em alumínio da cabeça do artista, moldada em alginato, material usado em odontologia para moldes precisos.

Junto com esses trabalhos estarão “Miss Lu Silver Super-Super” (2009-2013), da série “Esculturas gráficas”. Por ser ao mesmo tempo escultor e pintor, ele faz dessas pinturas uma forma de reflexão sobre a relação entre esses dois suportes artísticos e suas formas de expressão.

“É isso o que espero desta exposição: observar esta reunião de trabalhos e imaginar as frestas, rachaduras, que este conjunto possa abrir para uma nova sequência de trabalho, que ainda não sei qual é”, palavras do artista.

Ícone da geração anos 90, Bechara tem importante representatividade em coleções no Brasil e no exterior, tendo integrado importantes exposições internacionais, como no Instituto Valenciano de Arte Moderna e no Festival de Arte Europália. Em 1994, Bechara recebeu o prêmio Aquisição no 13º Salão Nacional de Artes Plásticas. Ele dedica intensivamente ao desenho e a pintura, mas também produz diversas instalações e peças escultóricas. Possui obras integrando coleções públicas e privadas, a exemplo de MAM Rio de Janeiro – coleção Gilberto Chateaubriand–BR; Pinacoteca do Estado de São Paulo–BR; Centre Pompidou, na França; Es Baluard Museu d’Art Modern i Contemporani de Palma, na Espanha; MAC Niterói – coleção João Sattamini–BR; ASU Art Museum, MoLLA e Ella Fontanal Cisneros, todos nos Estado Unidos, entre outras.

Exposição ‘Jaguares’ – José Bechara
Até 28 de fevereiro de 2016
Paço Imperial – Praça XV de novembro, 48 – Centro – Rio de Janeiro
site: www.pacoimperial.com.br