A Matias Brotas Arte Contemporânea vai oferecer pela terceira vez o curso Arte Contemporânea no Brasil a partir do dia 7 de agosto. O curso, ministrado por Ricardo Maurício Gonzaga, acontece durante quatro dias, com duração de 3 horas por aula, e início às 19h.

O conteúdo que será abordado apresenta um panorama geral da produção de arte contemporânea no Brasil. A partir do exame dos mais representativos artistas e obras, estabelece relações com a produção internacional; identifica questões teóricas específicas; analisa as singularidades da experiência artística brasileira e discute a redefinição contemporânea da obra de arte.

Sobre Ricardo Maurício

Ricardo Maurício expõe seu trabalho desde 1978, quando participou do 2º Salão Carioca de Arte, a princípio com desenho, depois gravura, pintura, objetos, instalações e, finalmente, performance e vídeo.

Fez parte da chamada Geração 80, participando de várias exposições memoráveis como Pau Pedra Fibra e Metal e Imagens Indomáveis, ambas no Parque Lage e Arte no Espaço, no Planetário da Gávea, todas no Rio de Janeiro.

Em 1984 ganha um dos prêmios de aquisição do Salão Arte Contemporânea Brasileira, na UFF, em Niterói, considerado como sendo talvez o mais representativo daquele momento.

Mestre (2001) e doutor (2005) em Linguagens Visuais  pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é professor do Departamento de Artes Visuais da UFES desde 2002.