Apesar de ser expressivo o desenvolvimento do mercado da arte nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, galerias que operam fora do eixo Rio-São Paulo têm ganhado cada vez mais destaque nos últimos anos. É o caso da Matias Brotas Arte Contemporânea, instalada há 13 anos, em Vitória, que já conquistou arquitetos, colecionadores e artistas de todo o mundo. Comandada pelas galeristas Lara Brotas e Sandra Matias, a casa tem seu acervo formado por nomes relevantes da arte brasileira e nacional como José Bechara, Vanderlei Lopes, Antonio Bokel, Matias Mesquita e Mai-Britt Wolthers, Raphael Bianco, Lara Felipe, Sandro Novaes, entre outros.

Além de exposições, a Matias Brotas recebe cursos, ações e debates, e também desenvolve projetos ao lado de escolas da cidade com o objetivo de fomentar discussões sobre a arte contemporânea.

Lançamento na SP-Arte
Na SP-Arte, o estande da galeria apresenta ‘Séries Exclusivas’ – obras inéditas e feitas com exclusividade para o Clube do Colecionador, que está na sua 6ª edição sob um novo formato. O projeto propõe o colecionador como curador de sua própria coleção, uma possibilidade que foi formada para estimular a curiosidade, sensibilidade na percepção e entendimento da arte. “Ao fomentar a curadoria da própria coleção, mantemos nosso compromisso de acender no público o universo sensível da natureza humana, tão peculiar no encontro com a arte”, enfatiza Lara Brotas.

Até o dia 5 de abril, quem passar pelo local pode conferir trabalhos de Ana Paula Oliveira, Matias Mesquita, Lara Felipe, Marcelo Solá, Ricardo Becker, Suzana Queiroga pela ‘Séries Exclusivas’. Além de destaque para os trabalhos de artistas também representados pela galeria Adriana Vignoli, Adriana Eu, Andreia Brown, Antonio Bokel, Fernando Augusto, José Bechara, Mai-Britt Wolthers, Manfredo de Souzanetto, Thainan Castro, Raphael Bianco, Vanderlei Lopes e Shirley Paes Leme.

Programe-se e visite a SP-Arte:
1º de abril – Quarta-feira, das 17h às 22h
2, 3 e 4 de abril – Quinta-feira a sábado, das 13h às 21h
5 de abril – Domingo, de 11h às 19h
Onde: Pavilhão da Bienal – Parque Ibirapuera, Portão 3 – São Paulo
Galeria Matias Brotas Arte Contemporânea – estande A11