No ano em que completa 30 anos, o Itaú Cultural convida para uma imersão no Acervo de Obras de Arte do Itaú Unibanco, inspirado por percursos que remetem à diversidade da sociedade brasileira e de suas linguagens artísticas. A exposição ‘Modos de Ver o Brasil: Itaú Cultural 30 Anos’ é um mergulho por aproximadamente 800 obras, que estão expostas na Oca, Portão 3, no Parque Ibirapuera, em São Pau­lo, em abordagens históricas, identitárias, estéticas.
 
Para a curadoria – realizada em parceria com as áreas do instituto –, foi convidado Paulo Herkenhoff, que agregou ao projeto Thais Rivitti e Leno Veras. A seleção construída por esse grupo dispõe, nos quatro andares da Oca, as obras seguindo a ideia de constelação: pela proximidade, diálogos entre artistas, temas e momentos históricos são criados, sem que haja um percurso único. Vários sentidos podem ser percorridos pelo visitante.

A expografia – criada pela equipe de Álvaro Razuk – acompanha essa orientação e dispõe as obras em um modelo radial, que dá uma visão de conjunto de cada andar e só sugere caminhos e seções, sem delimitar o acesso.

As peças foram organizadas em 20 núcleos espalhados pelos quatro andares do edifício, projetado pelo renomado Oscar Niemeyer. Cada piso tem uma organização temática por período: no térreo estão “São Paulo” e “De memória e matéria”; no subsolo fica “Da numismática à cibernética”; no primeiro andar, “Expressão e racionalidade”; e no segundo andar, “Uma invenção simbólica do Brasil: África e barroco”.

A mostra, que fica aberta para visitação gratuita até o dia 13 de agosto, conta com a presença de diversos artistas como Alfredo Volpi, Cildo Meirelles, Louise Bourgeois, além de José Bechara e Shirley Paes Leme, ambos do portfólio da Matias Brotas arte contemporânea. Uma das obras de José Bechara que compõem o acervo é ‘Gorda Comigo’, uma pintura em madeira, a emulsão do metal e tinta a óleo.

Já a obra ‘Como uma chama II (Like a flame II)’ de Shirley Paes Leme, de 1997, compõem o acervo do Itaú Cultural. É uma escultura de grandes dimensões com galhos de eucalipto, arame e ferro.