O livro “Marcus Vinícius: A Presença do Mundo em Mim”, organizado por Erly Vieira Jr, reúne um vasto material fotográfico e teórico que joga luz sobre a obra do artista capixaba Marcus Vinícius (1985-2012), um dos nomes mais atuantes da geração de performers brasileiros surgida nos últimos dez anos. Durante sua breve e intensa carreira, Marcus apresentou seus trabalhos (performances, vídeos e fotografias) em mais de vinte países, na América, Europa e Ásia. Suas performances, rituais quase sempre silenciosos, exploravam os limites físicos e mentais do seu ser. Suportava a dor, o cansaço, o silêncio e o perigo na busca da transformação emocional e espiritual.

Em edição bilíngue (português-inglês), o livro apresenta um ensaio crítico inédito feito por Erly e textos do próprio Marcus, bem como textos críticos de Ricardo Maurício e Kenny Neoob, e apresentação de Neusa Mendes. Além disso, contém entrevistas com os performers Shima e Rubiane Maia, amigos e parceiros do artista em diversos trabalhos. Em suas 224 páginas, há cerca de 170 fotos de trabalhos realizados pelo artista entre 2007 e 2012, cedidas pela Galeria de Arte Espaço Universitário, detentora do Acervo Marcus Vinícius.

O livro foi realizado com recursos do Funcultura – Governo do Espírito Santo – Secult/ ES, e é uma publicação da Editora Pedregulho em co-produção com a Galeria de Arte Espaço Universitário, Galpão Produções e Baile-Ufes.

Ele pode ser adquirido pelo e-mail erlyvieirajr@hotmail.com, e custa R$ 20,00 (preço promocional por tempo limitado, valor de frete não-incluído).