ArtRio, SP-Arte, Arco Madrid, FIAC, Art Basel são algumas feiras importantes ao redor do mundo que não podem faltar no roteiro de quem quer viajar para ver arte.

A arte hoje também se tornou o principal atrativo de um roteiro de viagem. Muito mais que lazer e aproveitar a semana ou final de semana na cidade, importantes feiras internacionais pelo mundo são porta de entrada de muitos turistas ávidos por novos conhecimentos em torno da arte, que se programam antecipadamente para o evento e aproveitam para relaxar na cidade e conhecer outros atrativos locais.

E que tal ficar por dentro das principais feiras que acontecem ao longo de 2016 e programar um passeio diferente em torno da arte?

No Brasil, as duas principais feiras de arte do país, a SP-Arte e a ArtRio Fair, já tem data marcada. A primeira acontece no primeiro semestre, entre os dias 07 e 10 de abril. Já a ArtRio acontece a partir de setembro, entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro.

No exterior, algumas feiras importantes na América do Sul podem gerar roteiros interessantes como a feira ArteBA, em Buenos Aires, na Argentina. Outra dica é a Art Lima, no Peru. Nos Estados Unidos, sem dúvidas, a Miami Basel está entre as mais badaladas do país, que atrai turistas de todos os continentes.

Na Europa, algumas feiras também são uma ótima oportunidade de aliar arte com lazer. É o caso da FIAC, Feira de Arte Contemporânea em Paris, e a Frieze London, também na França. A Arco Madrid, na Espanha, que acontece em fevereiro também é uma oportunidade de conhecer a bela capital espanhola, sua cultura e arte.
Confira as datas das principais feiras de arte em 2016:

Fevereiro
Arco Madrid – Espanha – 24 a 28 de fevereiro

Abril
SP – Arte – São Paulo – de 07 a 10 de abril
Art Lima – Peru – 21 a 24 de abril

Maio
ArteBA – Buenos Aires –19 a 22 de maio

Junho
Art Basel – Suiça – 16 a 19 de junho

Setembro
ArtRio – Rio de Janeiro – 28 de setembro a 02 de outubro

Outubro
Frieze London – França – 04 a 09 de outubro
FIAC – Paris – de 20 a 23 de outubro

Dezembro
Miami Basel – 1 a 4 de dezembro