O artista Vanderlei Lopes foi selecionado para um projeto solo na próxima Art Basel – Hong Kong, que acontece entre os dias 23 e 27 de março de 2017. Vanderlei apresentará um corpo de trabalhos, que enfatizam um aspecto mais geral da obra; sendo todos trabalhos inéditos. Todas as obras em bronze; peças patinadas, polidas ou pintadas com guache.


Indicado três vezes ao PIPA, o artista contabiliza diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior como em Portugal, Argentina, Colômbia e Estados Unidos. Suas obras fazem parte de coleções como a Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Coleção Itaú, Gilberto Chateaubriand e Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, entre outras. 
Vanderlei trabalha no limite entre diferentes linguagens, incluindo desenho, fotografia e vídeo. Nos últimos anos tem se dedicado à escultura, empregando o bronze como matéria prima principal para fixar ações sobre objetos ou situações cotidianas.

Recentemente, uma obra do artista ganhou ainda mais destaque nacional. É que a Pirelli, empresa patrocinadora da ArtRio pelo segundo ano consecutivo, convidou o artista Vanderlei Lopes para criar uma obra de arte exclusiva que ficou exposta em seu estande dentro da feira. Com o título “Desvio/Manobra”, a peça em bronze fundido consiste na representação dos rastros de um pneu em uma mancha no chão. Depois do término da feira, a obra foi doada para o Museu de Arte do Rio – MAR.

O artista foi um dos selecionados para a #03 edição do Clube do Colecionador da Matias Brotas arte contemporânea com a escultura o ‘ralo’ em bronze polido. Segundo o próprio artista, esta obra refere-se e problematiza noções tradicionais da escultura, por meio de sua materialidade ou de sua aderência ao chão. “O bronze aqui alude a seu estado transitório, incandescente e líquido e seu tratamento polido, espelhado reflete o ambiente entorno da poça representada a ser drenada”, explica.