Depois de ficar em exposição na ArtRio Fair, a obra do artista Vanderlei Lopes “Desvio”, peça em bronze polido que consiste na representação dos rastros de um pneu em uma mancha no chão, seguiu agora para o Museu de Arte do Rio – MAR. A peça foi doada ao museu pela Pirelli, empresa patrocinadora da feira.

Este foi o segundo ano consecutivo que a marca premia uma obra e a doa ao MAR. Nesse ano, premiou o projeto de Vanderlei Lopes, cuja obra foi apresentada em seu stand dentro da ArtRio. O artista paranaense trabalha no limite entre diferentes linguagens, incluindo desenho, fotografia e vídeo. Nos últimos anos tem dedicado à escultura reposicionando-a em seus sentidos atuais. Vem empregando o bronze como matéria prima principal para fixar ações sobre objetos ou situações cotidianas. Nessa obra, ele imprime a passagem de pneus sobre uma poça no chão, como pegadas, até que se desfaçam.

Vanderlei Lopes é um dos artistas que compõem a #03 edição do Clube do Colecionador de Arte da Matias Brotas com uma versão de sua conhecida obra ‘Ralo’, também em bronze polido. Vanderlei realizou diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior como em Portugal, Argentina, Colômbia e Estados Unidos. Indicado três vezes ao PIPA, em 2012, 2014 e 2016, suas obras estão em coleções como da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Coleção Itaú, Gilberto Chateaubriand e Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, entre outras.