O artista Vilar inaugura no dia 18 de outubro sua individual ‘Esculturas em aço’ na Galeria Espaço Universitário, GAEU, na Universidade do Espírito Santo – UFES.

Com curadoria de João Wesley, nessa mostra, Vilar apresenta uma série de esculturas em aço que são construídas a partir de referências imaginativas de sua infância, quando visitava as margens do Rio Jucu. Suas esculturas se resumem em estudos plástico-formais realizados impecavelmente em aço, onde é possível reconhecer formas que aludem às Bateias de garimpo de ouro. É como se sua divagação imaginativa sobrevoasse sua própria memória, desdobrando-se em esculturas minimalistas, cheias de sentidos da nossa própria realidade cultural.

Nessa mesma Exposição, Vilar inaugura uma escultura em aço cortem, em escala monumental, que passará a habitar definitivamente os jardins da UFES. Ainda no mesmo evento, Carlos Vilar apresenta, em uma sala ao lado, o artista convidado Sandro Novaes. Essa mostra paralela demonstra a maturidade do ambiente cultural do nosso estado, visto que a instalação de Sandro propõe um estreito diálogo com a poética de Carlos Vilar.

A impossibilidade Minimal na obra de José Carlos Vilar
“Como olhar as imagens de um artista visual que desenvolve seu percurso poético-formal similarmente ao modo tempestuoso e cegamente impetuoso (Sturm und drang) dos primeiros românticos? Como construir um arcabouço teórico, um argumento inteligível para dar conta de um conjunto de imagens realizadas com muita disciplina, porém “a sentimento”? É na tentativa de encontrar uma resposta a esses questionamentos iniciais que vamos deslizar o nosso olhar sobre as imagens expostas e algumas referências pontuais de Vilar, um escultor inscrito de corpo e alma nos seus exclusivos recortes históricos e nichos culturais-ambientais”.
Curador João Wesley

Exposição Esculturas em aço
Artista: Vilar
Cuardoria: João Wesley
Abertura: 18 de outubro, às 19 horas
Visitação: 19 de outubro de 2016 A 24 DE FEVEREIRO DE 2017
Galeria de Arte Espaço Universitário/UFES – Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória/ES – CEP 29075-910
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
Entrada gratuita
Informações: (27) 3335-7853

Vilar | Esculturas em aço | Galeria de Arte Espaço Universitário –UFES | Vitória-ES | 18 de outubro a 24 de fevereiro